top of page

Meliponário Urbano





Num dos maiores parques urbanos da América Latina, no Centro de Brasília, um projeto foi criado para proteger abelhas nativas do Cerrado. Você vai saber mais sobre a importância desses pequenos animais para a biodiversidade do planeta.

reportagem de Alex Fernandes e Bruno


assista o vídeo


https://youtube.com/watch?v=0ZKVKBWHHOg&feature=share


As abelhas estão distribuídas em regiões temperadas e tropicais por todo o planeta. Apesar de existirem em torno de 16 mil espécies preciso, estima-se que o número real pode chegar a cerca de 30 mil espécies (Michener 2000). A principal importância ecológica é proposta de politização pelo seu papel nas angiospermas, devido à sua dependência do néctar e do pólen das flores como suas principais fontes de proteínas e energia, respectivamente (Nogueira-Neto 1997, Michener 2000).

As abelhas estão diretamente por ao ecossistema onde ocorre, e são responsáveis de 40 a 90% da polinização de fanerógamas (Kerr et al. 1996), mas, portanto, na manutenção do luxo gênico e diversidade genética vegetal.

O bioma Cerrado é o segundo mais representativo do país e, embora de bastante fragmentado, as abelhas se apresentam como os seus principais polinizadores (Anacleto & Marchini 2005, d'A vila &Marchini2008, Ratter et al. 1997).

Comparando-se a apifauna deste com outros biomas, nota-se que as abelhas do Cerrado apresentaram grande riqueza em número de pessoas e, ainda em número de pessoas composição das especificações à resposta holística de além foram observadas muitas espécies raras (Silveira & Campos 1995).

Uma análise faunística realizada em um fragmento de Cerradão no estado de São Paulo mostra que, de todos os Hymenoptera visitantes eram levantadas, 91,7% abelhas (d'Avila e Marchini2008).

Apesar de uma parte significativa do Cerrado brasileiro estar localizada no estado de Goiás, na literatura existem pouquíssimos estudos de abelhas realizadas, sendo as mais próximas nessa região realizado em Brasília-DF (Boaventura 1998), Uberlândia-MG(Carvalho & Bego 1996), Cassilândia-MS (Vieira et al. 2008)entre outros realizados no estado de São Paulo (Pedro 1992, Rêgo & Brito1996, Mateus 1998, Anacleto & Marchini 2005, Andena et al. 2005,Silva et ai. 2005).

O inventário da apifauna constitui-se no primeiro passo para o desenvolvimento de projetos específicos, como elaboração de e estratégias de conservação, exploração racional, entre outros (Santos et al.2004), importantes além de serem para a expansão do conhecimento já existindo, pois dados sobre a divers idade e distribuição geográfica de abelhas, necessários para olhares de diversidade apícola como um todo (Silveira & Godínez 1996).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page