top of page

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 Objetivo

Essa atividade tem como objetivo o incentivo da conservação e preservação das abelhas nativas da fauna local, por meio do ensino da meliponicultura, criação de meliponários e do plantio de espécies vegetais nativas do Cerrado, além de conscientizar as crianças sobre reciclagem de resíduos para manutenção do bioma.

Metodologia

Para a realização desse projeto serão realizados convênios com a Secretária de Estado do Meio Ambiente- SEMA, Secretária de Estado de Educação SEE, Secretaria de Estado de Agricultura-SEAGRI e com a Administração do Parque da Cidade para contarmos com o contingente de  crianças na faixa etária de cinco a doze anos. Após a escolha das escolas participantes, será feito um circuito de realização de palestras nas escolas, que contará com os temas “Crianças e a prática de reciclagem”; “Diferença de abelhas com e sem ferrão”; “Abelhas sem ferrão e a polinização dos parques”; “Plantio de árvores nativas e o porquê de salvar o cerrado”.

Ao finalizar as palestras, serão distribuídos materiais de aprendizagem referente as palestras apresentadas para que participantes possam conferir em casa os dados apresentados além de compartilhar com outros indivíduos que não puderam participar das palestras como familiares.

Outra etapa é o plantio de árvores pelas crianças e adolescentes. Essa etapa será realizada fora da escola em locais pré determinados pelo projeto de recuperação de áreas degradadas. O trajeto será realizado com ônibus fretado através da parceria com o Parque da Cidade. Buscaremos manter contato com a criança através do acompanhamento do crescimento da árvore plantada, isto é, publicaremos no site fotos e atualizações sobre a árvore, consequentemente aumentando a relação da criança com o projeto e consequentemente com o meio ambiente.

Metas

Atingir e educar o 480.000 crianças e adolescentes da rede pública do DF difundindo a cultura da conscientização de reciclar os resíduos sólidos, respeito ao meio ambiente e sobre a  meliponicultura e a importância da polinização .

Plano de Ação

Confecção de 4 cartilhas educativas com temas dirigidos a temas atualizados sobre:

- As abelhas nativas do DF

 - Importância da reciclagem e Lixo

_ Diferença entre abelhas com ferrão e abelhas sem ferrão

- Plantio de arvores nativas e sua importância para o Cerrado

bottom of page