top of page

CORREDOR ECOLÓGICO

Objetivo

Criar um corredor ecológico junto com plantio de plantas nativas do Cerrado, em uma área que abrangerá o Parque da Cidade até o Parque Nacional de Brasília (Figura 01), podendo se possível, unir-se a outros corredores presentes no DF, possibilitando gerar um aumento do fluxo gênico entre as espécies vegetais e animais dos corredores.

Metodologia

O Corredor Ecológico será desenvolvido em duas etapas, sendo elas:

1ª Etapa – O plantio de mudas nativas em área de aproximadamente 2 hectares, que será denominado Bosque das Abelhas, ocorrerá em convênio com a administração do Parque da Cidade, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Secretaria do Esporte e Secretaria da Educação. Recebendo semanalmente escolas públicas e particulares do DF, onde os alunos participarão de atividades de educação ambiental e poderão registrar e acompanhar o crescimento das árvores plantadas por tal.

2ª Etapa – O corredor ecológico terá uma dimensão de 600 metros de largura por 10.200 metros de comprimento (Figura 02 e 03), seguindo os preceitos citados em diversos artigos sobre a eficiência de corredores ecológicos e seu plantio será igualmente feito em convênio com as escolas e mutirões da população como no dia da árvore e semana nacional do meio ambiente. As mudas, maquinário e adubo serão fornecidos pela Novacap.

Para o desenvolvimento e realização dessas etapas será imprescindível a análise da largura do Corredor das Abelhas para evitar o efeito de borda pois a eficiência do projeto pois será benéfica não apenas aos agentes polinizadores do Cerrado como para todas as outras espécies abarcadas por essa extensão vegetal nativa.

 

 

 

 

                                                                                          Figura 01: Trajeto do Corredor Ecológico.

 

 

                      

         Figura 02: Área o Georreferrenciamento                                                                                                             Figura 03: Área do Bosque das abelhas

corredor1.jpg
bottom of page