top of page

“Conbrapi 2023 será oportunidade importante para reunir todos os elos da cadeia de objetivo comuns"


Sergio Farias Presidente da Confederação Brasileira de apicultura - CBA


Depois de cinco anos do último congresso nacional, a Confederação Brasileira de Apicultores e Meliponicultores (CBA) retoma sua agenda e realiza, de 24 a 26 de novembro, o Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura. A programação completa deve ser anunciada em breve pela CBA e pela Associação Apícola do Distrito Federal (API-DF), organizadora do congresso – mas algumas novidades já foram adiantadas pelo presidente das entidades, Sérgio Luiz Farias, em entrevista à A.B.E.L.H.A..

Pela primeira vez desde 1974, ano da primeira edição do evento, o Conbrapi 2023 terá palco no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), o que deve facilitar o acesso de visitantes de todo o País. São esperados mais de 3 mil visitantes. Por meio de uma parceria com o Parque da Granja do Torto, estará disponível uma área entre 15 mil e 20 mil m² será destinada para receber caravanas que preferirem optar pelo acampamento durante o congresso, incluindo infraestrutura com banheiros, chuveiros e uma cozinha comunitária. O valor da diária ainda não foi definido, mas de acordo com a CBA, será simbólico.


“Quero carinhosamente convidar a todos para que venham ao nosso Congresso. Criadores, federações, associações e cooperativas, comerciantes, exportadores, pesquisadores, educadores, profissionais da cadeia e da indústria, representantes do setor público, formuladores de políticas públicas, parlamentares. Todos são bem-vindos e queremos que o Conbrapi seja um local que fomente conversas, debates e projetos”.

O congresso pretende levar ao criador de abelhas o conhecimento científico que permite fomentar a qualificação do produtor, o aperfeiçoamento das tecnologias de criação e extração dos produtos apícolas e a melhoria no beneficiamento e comercialização das produções de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e apitoxina no Brasil. Também pretende chamar atenção para os serviços ambientais prestados pelas abelhas na produção agrícola brasileira. Estudos acadêmicos apontam que mais de 60% da produção de alimentos no mundo depende da polinização realizada por esses insetos.

Embora não haja dados precisos sobre o número de criadores de abelhas no Brasil, fruto da informalidade da atividade, o relatório de inteligência competitiva do Sebrae de 2018 estimou em mais de 500 mil pessoas que têm a apicultura e a meliponicultura como fonte de recursos financeiros, boa parte como complementação da renda familiar. “Há imenso potencial para tornar a atividade a fonte principal de renda, o que permitiria ampliar os benefícios diretos para toda a cadeia de produção agrícola”, enfatiza. “Para isso, é fundamental investir na capacitação e na formalização dos criadores tanto da abelha africanizada Apis mellifera quanto das diversas espécies de abelhas nativas e incentivar a adoção de boas práticas que melhorem a produtividade e a qualidade dos produtos”.


Formalização e representatividade


Uma das ações da CBA nesse sentido diz respeito à Carteira Nacional do Criador de Abelhas, e o extenso trabalho sendo realizado para montar um banco de dados de identidade e referência da profissão.

Farias, que chegou à presidência da CBA neste ano e permanece no cargo até 2026, conta que está sendo estruturada em Brasília a nova sede da Confederação e que está muito entusiasmado com a recepção, por vários setores com os quais tem se reunido, do trabalho e das pautas abraçadas pela CBA. “Estamos nos aproximando dos novos representantes do governo, queremos discutir as pautas fundamentais para o crescimento do setor. Também buscamos retomar o trabalho com a Frente Parlamentar Mista da Apicultura e Meliponicultura, criada em 2019 para conferir mais agilidade às normatizações do setor apícola”.

“Com esse espírito, nossa ideia é que o Conbrapi 2023 seja um encontro de união, de trabalho conjunto, acima de eventuais divergências entre correntes no nosso meio. O evento será uma oportunidade importante para tratar dos objetivos comuns a todos os elos da cadeia, deixando de lado rivalidades e radicalismos. Queremos fortalecer a representatividade do nosso setor nos Estados e em âmbito nacional”.

Serviço

Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura De 24 a 26 de novembro Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade | Brasília – DF Inscrições em https://www.conbrapibrasilia2023.com.br/ Mais informações sobre a programação completa serão divulgadas em breve no site oficial do congresso. https://www.conbrapibrasilia2023.com.br/

creditos https://abelha.org.br/conbrapi-2023-sera-oportunidade-importante-para-reunir-todos-os-elos-da-cadeia-em-torno-de-nossos-objetivos-comuns/

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O maior corredor ecológico para abelhas do mundo

https://youtu.be/Gt-LnFZCejs?si=e77f8_EbmTCjPVRl São 10250 metros lineares de arvores nativas do cerrado brasileiro a serem plantadas entre o Parque da Cidade e o Parque Nacional de Brasília. Serão pl

bottom of page